PENALVA DO CASTELO ACOLHEU FASE REGIONAL/INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo organizou, na passada segunda-feira, dia 21, a Fase Regional/Intermunicipal de Viseu Dão-Lafões da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa que contou com a participação de cerca de meia centena de concorrentes provenientes dos 14 concelhos que compõem este território beirão.

Esta fase regional/intermunicipal assumiu a modalidade de “concurso-espetáculo”, foi constituída por uma prova escrita e por uma prova oral/de palco e permitiu apurar os finalistas por categoria (ciclos de ensino) que representarão a região na final nacional do Concurso Nacional de Leitura.

As provas escritas, resolvidas por todos os concorrentes, decorreram na Biblioteca Municipal e basearam-se nas 4 obras literárias selecionadas pela organização para esta etapa do concurso. As provas orais/de palco, abertas ao público em geral, foram constituídas por dois momentos (uma prova de argumentação e uma prova de leitura expressiva), desenrolaram-se na Casa da Ínsua, no Salão Príncipe da Beira, e foram realizadas pelos três concorrentes melhor classificados de cada ciclo de ensino.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), e constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, integrando, nesta 12ª edição e pela primeira vez, alunos de todos os ciclos de ensino e envolvendo escolas e bibliotecas públicas de todo o país. A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo foi selecionada e convidada pela DGLAB para assumir a organização desta fase do concurso na região de Viseu Dão-Lafões.

Através desta prova-espetáculo intermunicipal, que teve como principal objetivo estimular o gosto pela leitura nas gerações mais jovens, num encontro que se tornou numa grande festa do livro, Penalva do Castelo assumiu o estatuto de capital regional da leitura.

A organização desta iniciativa contou com o apoio direto da Coordenação Interconcelhia da RBE, do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, designadamente da equipa da Biblioteca Escolar e do Curso Profissional de Restauração (variante Cozinha e Pastelaria), bem como com o patrocínio de diversas outras entidades (Edições Esgotadas, Fnac/Viseu, Leya/Pretexto, Papeleira Adrião e Parador Casa da Ínsua).

Apurados para a Final Nacional do Concurso nacional de Leitura:

1ºCEB:
- Lara Mesquita Lopes (Agrupamento de Escolas de Mangualde);
- Ana Francisco Morgado (Agrupamento de Escolas de Castro Daire).

2º CEB:
- Matilde Azevedo Gomes Augusto (Agrupamento de Escolas de Gão Vasco – Viseu);
- André Figueiredo Almeida (Agrupamento de Escolas de Vouzela).

3º CEB:
- Sara Pereira Figueiredo (Agrupamento de Escolas de Sátão);
- Luisa Maria Mendonça Pessoa (Agrupamento de Escolas de Nelas);

Ens. Secundário:
- Lísia Maria Gonçalves Branco (Escola Secundária Alves Martins);
- Filipa Maria Ferreira Magalhães (Agrupamento de Escolas de Castro Daire).

#BibliotecasPublicas #CNL2018 #RNBP #DGLAB #BMPC #ViseuDaoLafoes #PenalvadoCastelo
#BibliotecaMunicipalPenalvaCastelo