Biblioteca Municipal dinamiza “Espaço Sénior”

As "brincadeiras de antigamente" e a exposição "Brinquedos antigos e artesanais" constituíram o ponto de partida para a dinamização, na Biblioteca Municipal, de um conjunto de ações de animação sociocultural, ocupação criativa e partilha de memórias e saberes, direcionado ao público sénior do concelho de Penalva do Castelo.

Tratou-se de uma enriquecedora partilha de histórias e de memórias, durante a qual cerca de 70 seniores de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Penalva do Castelo tiveram a oportunidade de retratar aquilo que foram as suas brincadeiras e brinquedos da infância (estiveram presentes utentes da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Penalva do Castelo, do Centro Social Paroquial de Antas, do Centro Social Paroquial de Castelo de Penalva, de “Os Melros” – Associação Cultural Social Recreativa e Desportiva de Germil, do Centro de Promoção Social de S. Martinho de Pindo, do Centro Social e Paroquial de Sezures e do Centro Social e Cultural Aníbal Pina Gouveia-Matela).

As diversas sessões serviram ainda para homenagear, de forma simples mas muito justa e sentida, todos os avós, recorrendo-se ao poema “Carta para Josefa, minha avó”, da autoria do Nobel da Literatura José Saramago. Lágrimas, sorrisos, cantorias, adivinhas e gargalhadas foram uma presença constante!

Com mais esta iniciativa, a Biblioteca Municipal deu seguimento ao seu propósito de incentivar a inclusão social, contribuir para um envelhecimento ativo e para o aumento da qualidade de vida, contrariar situações de isolamento social e ajudar à valorização da população sénior de todo o concelho.