Biblioteca Municipal assinalou 5 anos ao serviço da comunidade penalvense

A Biblioteca Municipal assinalou, entre os dias 01 e 04 de junho, o seu 5º aniversário, através de um conjunto de atividades e iniciativas de âmbito cultural, direcionadas aos leitores e utilizadores de todas as gerações.

No primeiro dia, os utentes de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social, foram convidados a revelar os seus melhores sorrisos, através da peça de teatro “Olha o passarinho!”, uma encenação e interpretação da equipa da Biblioteca Municipal, a que se seguiu uma sessão dinâmica de partilha de saberes e de memórias, em torno dos correios e das comunicações postais.

Nos dias 02 e 03 de junho, a equipa da Biblioteca, para além de ter recebido diversas turmas do 1º CEB (Projeto “Era uma vez…”), acolheu ainda as creches “Aldeia das Brincadeiras”, de Sezures, e “Aprender a Brincar”, da SCMPC. Aos mais novos foram oferecidas duas sessões muito divertidas e estimulantes, integradas na ação pedagógica “Primeiras Leituras”.

Depois de uma sessão, com lotação esgotada, de ”Cine-Biblioteca” no dia 03, com a exibição do filme “Snoopy e Charlie Brown”, o “Sábado na Biblioteca” integrou-se igualmente nas atividades e iniciativas do 5º aniversário, com ações para todos os públicos, especialmente dirigidas aos mais jovens. Das inúmeras iniciativas desse dia, teve particular destaque o espetáculo teatral “Os Silva”, interpretada por Roger Bento (Associação ZunZum). Sem recurso à palavra, o ator “ofereceu” diversos quadros e momentos recheados de diversão e curiosidade ao público presente, criando com ele uma relação direta, participativa e surpreendente.

A adesão de leitores/utilizadores e amigos (de todas as idades) às atividades e iniciativas da Biblioteca Municipal, registada nestes quatro dias e ao longo dos últimos cinco anos, confirma que esta instituição de leitura pública tem reforçado a sua oferta do livre acesso à educação, à (in)formação, ao conhecimento, à cultura, à recreação, à(s) literacia(s) e ao lazer, respondendo sempre positivamente às necessidades e melhores expetativas de toda a comunidade de leitores e utilizadores que serve.

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo tem, através de todas as suas iniciativas e ações, procurado afirmar-se como uma “…Casa onde cabe toda a Gente”.