Workshop/Oficina de Snoezelen dinamizado na Biblioteca Municipal

Decorreu recentemente, na Biblioteca Municipal, um Workshop sobre a terapia Snoezelen, durante o qual foi possível conhecer esta inovadora forma de intervenção avançada, baseada na estimulação multissensorial, e as suas inúmeras aplicações.

Numa sessão eminentemente prática, dinamizado pela Enfª Carla Damil e pela Terapeuta Rita Abreu, todos os participantes tiveram oportunidade de conhecer as metodologias e técnicas de aplicação desta terapia, tendo sido possível experimentar os diversos equipamentos de estimulação sensorial utilizados numa “Sala Snoezelen”.

A “Sala de Snoezelen” é um espaço multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. A terapia Snoezelen, realizada a partir de luz, sons, cores, texturas, aromas e estimulação tátil, é um tratamento complementar à intervenção clínica e à reabilitação, estando as “Salas Snoezelen” cada vez mais presentes em hospitais, lares e instituições sociais, sendo esta terapia também utilizada em ambiente educativo, no tratamento de patologias degenerativas do idoso, numa vertente preventiva e de alívio da dor.

Os participantes reconheceram a novidade e importância desta terapia multissensorial, que pode constituir um importante complemento às terapias tradicionais, nomeadamente as sensações de relaxamento, conforto, saúde e bem-estar que a mesma desperta em todos, e as suas inúmeras possibilidades na promoção de uma melhor qualidade de vida.

A realização deste workshop na Biblioteca Municipal contou igualmente com o apoio inestimável da empresa “Sem Barreiras”, que cedeu os equipamentos necessários para a recriação de uma sala e ambiente Snoezelen.