A CPCJ de Penalva do Castelo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas concelhio, assinalou o 33º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, documento primordial que assenta em quatro pilares fundamentais: não discriminação, participação, sobrevivência e desenvolvimento. A iniciativa integra-se, também, no âmbito da execução das atividades do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (2022-2026).
A construção do “Estendal dos Direitos” contou com a participação ativa e interessada da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento. Cada turma/grupo selecionou o(s) direito(s) a trabalhar, contribuindo, deste modo, para o envolvimento individual e coletivo dos diversos agentes (crianças e adultos), bem como para a sensibilização/consciencialização da comunidade educativa através da exposição que se encontra patente nos Jardins de infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo do concelho.
A proposta de construção de um mural alusivo ao tema, emanada da Comissão Alargada desta CPCJ, foi acolhida com bastante entusiasmo pelo Agrupamento. A primeira fase dos trabalhos, constituída pela elaboração de desenhos pelos alunos da Educação Pré-Escolar e 1º CEB e respetiva seleção, encontra-se em curso, pelo que em breve terá início a pintura de uma das paredes exteriores da Escola Básica do 1º Ciclo de Roriz.
CPCJ de Penalva do Castelo