A “Nossa Touriga do Dão” assinala Dia Europeu do Enoturismo

O Município de Penalva do Castelo comemorou o Dia Europeu do Enoturismo, no dia 13 de novembro, na Biblioteca Municipal.

O programa teve início, da melhor forma, com a apresentação do romance “O tempo Certo do Vinho”, da autora Sandra Leal, uma assumida apreciadora de Touriga Nacional, que fez uma breve apresentação das suas ligações ao Dão, passando pelo contexto de criação do livro, processo criativo, acompanhamento técnico e história das personagens (com a leitura de trechos alusivos às suas memórias inspiradas nas vivências na Beira, mais concretamente em Amiais, uma aldeia do concelho de Penalva do Castelo).

No final da sua apresentação houve um momento de partilha preenchido por curiosidades manifestadas pelo público e uma sessão de autógrafos, culminando com um brinde ao Dão.

Seguiu-se, a palestra “A Nossa Touriga do Dão”, na qual o Engº Carlos Silva proporcionou aos presentes uma viagem ao passado do vinho e da Touriga Nacional apresentando estudos que destacam as excelentes características das Terras de Penalva para o cultivo desta Casta tão nobre.

Na prova comentada foram apresentados e degustados vinhos com Touriga Nacional dos diversos produtores/engarrafadores do concelho: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Adega da Corga, Casa da Ínsua, Tavfer Vinhos (Quinta do Serrado), Quinta da Rebôtea e Quinta da Vegia. A amostra foi diversificada tendo sido dado à prova excelentes vinhos (Tintos, Rosé e Espumante) – o mais antigo de 1999 até ao mais recente, um Rosé, de 2016.

A iniciativa encerrou com as palavras proferidas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, José Laires, que marcou presença e agradeceu à escritora o trabalho desenvolvido patente no livro e ao Eng.º Carlos Silva pela colaboração, todo trabalho desenvolvido e a excelente palestra. Terminou realçando a importância da união de todos, congregando esforços no sentido da valorização do Território.

A comemoração tem a chancela da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho e da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, de que o Município de Penalva do Castelo faz parte.