Dia Internacional dos Museus comemorado em Penalva do Castelo com visitas guiadas aos Núcleos Museológicos do concelho

O “Dia Internacional dos Museus” – 18 de maio – foi comemorado em Penalva do Castelo com visitas guiadas aos Núcleos Museológicos do concelho, uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal, a Santa Casa da Misericórdia, a Casa da Ínsua e a junta de freguesia da Ínsua.

Este ano o tema foi “Museus e histórias controversas: Dizer o indizível nos museus ”. É celebrado há mais de 30 anos com programas que pretendem realçar o importante papel destes na sociedade.

As visitas, direcionadas a três turmas do 5º ano do Agrupamento de Escolas local, tiveram como objetivos principais: dar a conhecer aos nossos jovens o património existente nos museus e sensibilizar para a importância da sua preservação para que as gerações futuras possam usufruir, do mesmo, contribuindo deste modo para uma melhor compreensão de todo um passado histórico e cultural do concelho e das suas gentes.

No início da visita, os estudantes, receberam o “Passaporte dos Núcleos Museológicos”, com uma breve caracterização individual e um espaço destinado ao “Carimbo da Visita”.

No Núcleo Museológico da Misericórdia além da visita, os alunos participaram no Peddy Paper “Apre(e)nder no Museu” que permitiu uma maior interação com as peças expostas, contribuindo para o enriquecimento histórico/cultural dos nossos jovens.